Produção artesanal e segurança alimentar
top of page

Produção artesanal e segurança alimentar



Em meados de março, recebemos aqui na Villa Dora a bióloga e doutora em Produtos Naturais, Dra. Rosana Gabriel de Oliveira. Gentilmente, ela se dispôs a escrever sobre as suas impressões ao participar do evento Colha & Pague de Figos, porém tratando especialmente sobre a nossa produção artesanal e segurança alimentar.


Confira!


Visitando as a área de produção de figos (Ficus carica, Moraceae) cultivados nas terras da família Vila Dora, com olhos de pesquisadora na área de produtos naturais, fiquei muito satisfeita em perceber a forma como está sendo conduzido o cultivo dos frutos que são utilizados na produção de geleias na fábrica instalada dentro da propriedade. Pude observar que o local do plantio das figueiras foi estrategicamente escolhido para que as plantas ficassem cercadas por uma abundante área de vegetação nativa.


Podemos afirmar que foi uma estratégia assertiva, pois, vem de encontro com o modelo de produção orgânico, o qual se caracteriza por um processo produtivo onde as condições naturais do meio ambiente são preservadas, isentando o espaço utilizado de contaminações por produtos sintéticos tanto na produção, como nas demais fases do processo, adotando-se técnicas específicas (adubos naturais, compostagem, minhocultura, entre outras) adequada às características naturais da localidade, resultando na sua sustentabilidade ecológica e econômica.


Diversos autores afirmam que os alimentos orgânicos são mais saudáveis, já que possuem valor nutricional equilibrado, maior durabilidade, além de terem melhores características sensoriais e menor toxicidade, garantindo a segurança alimentar, tanto dos produtos que podem ser consumidos in natura ou na forma de geleias. Além disso, garante o uso dos ambientes naturais de forma que não esgotem recursos ou prejudiquem ciclos naturais culminando na conservação e equilíbrio do meio ambiente.


O que pudemos concluir com as observações realizadas, in loco, foi a preocupação da família Vila Dora com a qualidade desde o cultivo até a elaboração final dos seus produtos de forma a garantir realmente a segurança alimentar bem como a segurança do meio ambiente.


Referências: 59º Congresso SOBER: Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais, 6ª Edição, 2021, Brasília-DF. Agricultura Orgânica: Impactos Ambientais, Sociais, Econômicos e na Saúde Humana. URL https://www.even3.com.br/anais/soberebpc2021/

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page